top of page
Dra. Luana Aguiar sentada na frente de um computador Macbook Apple

Dra. Luana Aguiar

Nosso
Blog

Você conhece a Soroterapia?

O corpo precisa de uma quantidade específica de diversos nutrientes para se manter saudável e ativo. Quando há alguma deficiência, pode ser que algumas de suas funções fiquem comprometidas, prejudicando seu bem-estar, aparência e saúde. Para lidar com isso, existem alguns tratamentos possíveis, como a Soroterapia.


Você provavelmente já conhece esse tipo de tratamento ou pode até ter passado por ele, mesmo que não lembre o nome. É uma prática bem comum, mas que vem ganhando novas implementações ao longo dos anos.


Acompanhe e entenda o que é a Soroterapia, suas vantagens e cuidados necessários.


O que é a Soroterapia?


Trata-se de um tratamento de suplementação de nutrientes que é inserida diretamente na corrente sanguínea do paciente, com o intuito de corrigir desequilíbrios e melhorar seu bem-estar. Se você já passou pela experiência de “ficar no soro” em um hospital, então já viu como essa terapia é aplicada na prática.


Nesse caso, a Soroterapia é um tratamento ativo em vez de passivo. São feitos vários exames para avaliar as condições do paciente e determinar quais nutrientes podem melhorar sua qualidade de vida. Então, eles são administrados regularmente por via intravenosa.


Apesar de não parecer ser uma grande inovação, esse tipo de tratamento simples pode ser aplicado em vários contextos. Para cada paciente, pode ser feito um soro com a quantidade exata de nutrientes necessários, otimizando os benefícios que o procedimento proporciona.


Quais são seus benefícios?


A principal função da Soroterapia é suplementar o corpo com minerais, vitaminas e outros nutrientes de forma direta. No lugar de ingerir os nutrientes na forma de alimentos e esperar todo o processo de digestão, o paciente recebe esse coquetel diretamente em sua corrente sanguínea, e isso pode gerar efeito imediato. Por isso, a administração intravenosa é tão utilizada em tratamentos de emergência.


A Soroterapia pode ser usada como parte de outros tipos de tratamento, como uma terapia regular. O resultado é um equilíbrio maior de nutrientes, o que contribui com a qualidade de vida, bem-estar, imunidade e, até, com redução de estresse do paciente.


Quando a Soroterapia é indicada?


Esse tipo de terapia pode ser muito útil em vários contextos, como tratar anemia, promover o emagrecimento, reforçar a imunidade, entre outros. Com o planejamento certo, pode ajudar a tratar qualquer problema de saúde que seja causado pela falta de nutrientes. Ele também pode ter um caráter preventivo, ajudando a evitar possíveis doenças ou reduzir os sinais negativos do envelhecimento.


Quais cuidados devem ser tomados?


Primeiramente, é bom lembrar que cada paciente é único. Mesmo que a Soroterapia seja bem efetiva em vários contextos, ela precisa ser adequada ao corpo e às necessidades nutricionais de cada indivíduo. Por isso, é tão importante fazer uma bateria de exames antes de iniciar a administração do soro.


Um dos primeiros alertas é com relação ao excesso de alguns desses nutrientes. Caso haja uma concentração muito alta de certas substâncias no corpo, como vitaminas, elas podem causar intoxicação em vez de promover a saúde do paciente, por isso é avaliado individualmente.


Além disso, há casos de hipersensibilidade, nos quais o paciente pode ficar impossibilitado de receber outros tratamentos intravenosos por um tempo. Nesses casos, é melhor não realizar a Soroterapia, pois, em caso de acidente ou doença mais grave, ainda será possível realizar o tratamento intravenoso de emergência.


Quer continuar acompanhando nossas novidades?


Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo em primeira mão.

Confira mais postagens incríveis

bottom of page