TRATAMENTOS
Depressão
Indicações
-
Tristeza persistente.
-
Perda de interesse em atividades.
-
Alterações no sono (insônia ou sono em excesso).
-
Alterações no apetite (perda ou ganho de peso).
-
Fadiga constante.
-
Sentimentos de inutilidade ou culpa.
-
Dificuldade de concentração.
-
Pensamentos suicidas ou de morte.
-
Isolamento social.
-
Irritabilidade.
Benefícios
O tratamento terapêutico para a depressão oferece um ambiente seguro para expressão emocional, possibilitando a compreensão e a modificação de padrões de pensamento negativo. Além disso, ajuda a adquirir habilidades eficazes de enfrentamento e gestão do estresse, enquanto fortalece vínculos e autoestima. No conjunto, essas abordagens terapêuticas e integrativas promovem o bem-estar emocional e contribuem significativamente para a melhoria da qualidade de vida.
Como diferenciar tristeza e depressão?
Tristeza tem motivo. A pessoa sabe que está triste. A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste.
A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas.
Quem está triste costuma ter pensamentos repetitivos sobre a razão da tristeza. Quando deprimida, a pessoa sente, pelo menos, duas semanas de uma tristeza profunda e contínua.